Institucional

COPE – P – Telecomunicações Brasileiras S.A. – TELEBRÁS

Brasília / DF

Construído para servir como centro de controle para o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e com a disponibilidade de atender diversos satélites geoestacionários e de baixa órbita, o Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P) servirá como referência nacional e internacional.

O COPE-P possui um conjunto de edificações que servirá para operar e monitorar o SGDC. Portaria, Centro de Serviços Gerais, Convivência, Blocos Administrativo, Central e Operacional. Além das estruturas para abrigo de equipamentos e piperacks para instalações.

O projeto arquitetônico já previa em sua concepção a adoção de estruturas em aço aparente, o que colaborou com o desenvolvimento das soluções estruturais.

A estrutura modulada com uma sequência de pórticos transversais idênticos e igualmente espaçados abriga os Blocos Operacional e Administrativo. Nas extremidades foram executados blocos de apoio, com apenas dois pórticos paralelos.

O Bloco Central foi concebido como uma cúpula geodésica de oito vértices com cerca de 20m de altura e 15m de raio e complementada por uma marquise de linhas curvas e balanço de aproximadamente 14m em viga de alma cheia com seção “i” variável.

As lajes são mistas utilizando formas metálicas trapezoidais (steeldeck) e conectadas às vigas com pinos de cisalhamento (studbolts).

A Vista Engenharia desenvolveu desde a etapa conceitual e básica até o detalhamento de fabricação das peças com programação de corte CNC. Trabalho que se iniciou no final do 2014 em nível básico e retomado em 2017 para o detalhamento de fabricação.

O COPE-P teve seu projeto desenvolvido utilizando o BIM (Building Information Modeling), sendo a etapa das estruturas modelada no software Tekla Structures e exportada para o formato IFC, que contém todas informações dos elementos e seus quantitativos.

Arquitetura: FOX Engenharia
Construtora: Consórcio SAT 3D
Fornecimento Estruturas: CPC Estruturas e CODEME